ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM PPL - 2018)Qualquer que tivesse sido o seu t

Português | Interpretação de texto | narração | elementos da narrativa
Português | Interpretação de texto | os gêneros literários | gênero épico | conto
Português | Interpretação de texto | tipos e gêneros textuais | tipologia textual na composição de gêneros textuais
Português | Interpretação de texto | tipos e gêneros textuais | tipos textuais | tipo narrativo
ENEM PPL 2018ENEM PPL PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(ENEM PPL - 2018) 

Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.

O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:

— Cale-se ou expulso a senhora da sala.

Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar! Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos.

LISPECTOR, C. Os desastres de Sofia. In: A legião estrangeira. São Paulo: Ática, 1997.

Entre os elementos constitutivos dos gêneros está a sua própria estrutura composicional, que pode apresentar um ou mais tipos textuais, considerando-se o objetivo do autor. Nesse fragmento, a sequência textual que caracteriza o gênero conto é a

A

expositiva, em que se apresentam as razões da atitude provocativa da aluna.

B

injuntiva, em que se busca demonstrar uma ordem dada pelo professor à aluna.

C

descritiva, em que se constrói a imagem do professor com base nos sentidos da narradora.

D

argumentativa, em que se defende a opinião da enunciadora sobre o personagem-professor.

E

narrativa, em que se contam fatos ocorridos com o professor e a aluna em certo tempo e lugar.